Ver mapa maior
Uma das mais belas surpresas que tive ao passear de carro pela província de Hyōgo durante a Golden Week (uma semana de feriado que pega o finalzinho do mês de abril e o início de maio) foi a descoberta destas cavernas.
Localizadas no Parque Nacional San-in Kaigan (山陰海岸国立公園 San-in Kaigan Kokuritsu Kōen), próximo à cidade de Toyooka, são cinco cavernas com nomes de animais e criaturas mitológicas que simbolizam os quatro pontos cardeais e as estações do ano:
Foto: Hashi Photo. Encontrada na Wikipédia.
Genbu-dō (pronuncia-se mais ou menos como "guembudô") - O nome dessa caverna provém de Genbu, que no ocidente acabou sendo traduzido como "tartaruga negra", mas que na verdade se trata de dois animais, uma tartaruga e uma serpente enrolada sobre seu corpo. Na China antiga, ambos animais eram considerados símbolos de longevidade e sabedoria, e eram associados ao elemento terra, ao inverno e à direção norte;
Kita Suzaku-dō (caverna Suzaku norte) e Minami Suzaku-dō (caverna Suzaku sul) - São duas cavernas que, juntas, formam o corpo de um enorme pássaro vermelho que muita gente confunde com a fênix, por serem ambas aves relacionadas ao fogo. Mas Suzaku, diferente da fênix, não precisa renascer das próprias cinzas, pois é uma criatura imortal, um deus que domina o elemento fogo, rege o verão e a direção sul. Ao olhar para a caverna norte, dá pra imaginar direitinho as enormes asas desse imenso pássaro de fogo. Já a caverna sul, logo ao lado, parece desenhar uma longa e bonita cauda de penas no meio daquelas rochas vulcânicas.
Foto: Hashi Photo. Encontrada na Wikipédia.
Byakko-dō - A caverna do tigre branco fica a apenas uns poucos metros das duas cavernas de Suzaku, é a menor de todas e a que eu tive mais dificuldade para imaginar um tigre feito de pedras. Para mim, estava mais para uma coluna vertebral ou uma longa escada (Stairway to Heaven?).
Somente quando me sentei para escrever este artigo é que notei que o felino divino poderia estar sendo "mostrado" de um ângulo superior, ou seja, como se estivéssemos pairando alguns metros acima dele e víssemos suas costas e listras típicas.
O tigre branco está associado ao elemento ar, ao outono e à direção oeste.
Foto: Hashi Photo. Encontrada na Wikipédia.
Seiryū-dō - A última das cavernas é a do dragão azul (ou verde, porque o kanji 青 sei, ao(i) pode ser usado com esse significado também, como em 青信号 aoshingō, "sinal verde"). Este animal imaginário é o deus do elemento água, simboliza a primavera e a direção leste.
Foto: Hashi Photo, na Wikipédia
Estas fantásticas formações rochosas se originaram de uma erupção vulcânica ocorrida há mais ou menos 1.600.000 (um milhão e seiscentos mil) anos que foi, aos poucos, esfriando e tomando a forma de gigantescos pilares e blocos penta, hexa, hepta ou até mesmo octogonais de basalto.
As cinco cavernas são normalmente referidas pelo nome da maior delas, Genbu-dō. Esta, por sua vez, recebeu seu nome de um estudioso de Confúcio chamado Shibano Ritsuzan * (1736 - 1807) que, ao visitá-las, lembrou-se da lenda chinesa ao vislumbrar o corpo de uma cobra nos pilares cheios de gomos e um casco de tartaruga nos blocos de pedras poligonais.
Além disso, em 1884, um geólogo da Universidade de Tóquio, Kotō Bunjirō **, ao decidir criar nomes japoneses para rochas e minerais que até aquele momento somente possuíam nomes estrangeiros, resolveu batizar o basalto de genbugan (玄武岩) que significa, literalmente, "rocha de Genbu", em homenagem a esse belo complexo de cavernas formado pela rocha de origem vulcânica.
* Shibano = sobrenome, nome de família; Ritsuzan = nome (ordem oriental de escrever nomes de pessoas)
** Kotō = sobrenome; Bunjirō = nome
3 japanetários:
Bom, citando a fonte, não vejo muito problema (a não ser, é claro, que você queira "transplantar" todo o conteúdo deste blog para o seu...) :D
Postar um comentário