Pepsi sabor baobá

Pois é, chegou o verão aqui neste hemisfério e, com ele, tem lançamento de mais uma Pepsi de sabor exótico: Pepsi Baobá.



Baobá é um tipo de árvore ( gênero Adansonia) em que a maioria das espécies são nativas da ilha de Madagascar, onde inclusive chega a ser considerada símbolo nacional.

Para aqueles que já leram as aventuras de "O Pequeno Príncipe" (Le Petit Prince), de Saint-Exupéry, o baobá era aquela árvore gigantesca cujas raízes tomavam conta de um planeta inteiro.

Um exemplar de Adansonia grandidieri
Foto: Bernard Gagnon. Encontrada na Wikipédia.


O fruto é comestível e imagino que tenha sido a partir dele que o pessoal responsável pela criação de novos sabores da Pepsi tenha se inspirado para elaborar esse líquido cor de mel de cheiro leve e agradável.

O gosto é interessante; logo que botei a bebida na boca, não sei por que, me veio à mente a imagem de estar ingerindo alguma raiz de planta. No entanto, meu companheiro de experiências gastronômicas e bebedeira em nome da ciência me fez notar que, após a ingestão, permanece na língua um gosto muitíssimo leve, parecido com canela.



Assim, como consideração final, devo admitir que gostei da novidade, embora ela não tenha conseguido ultrapassar o sabor único e refrescante da minha Pepsi sabor esquisito número 1: Shiso.

Vamos aguardar e ver o que essa fabricante de bebidas nos reserva para o verão que vem...

2 japanetários:

titia disse...

Lili, fiquei pensando em como o fruto do baobá poderia ser colhido, posto que sua ramagem fica a zilômetros de altura...
Não será a bebida, extraída da casquinha da árvore?!?!

Rika disse...

Titia,

Acho que os africanos se utilizam da mesma técnica para subir em árvores que os índios do Brasil e os aborígenes da Austrália: passa-se uma corda ao redor da árvore, segura-se cada uma das pontas nas mãos e, colocando os pés contra o tronco, se vai subindo, como mostrado aqui:

http://earthsci.org/aboriginal/Ngadjonji%20History/tree_climbing/Ngadjonji%20tree%20climbing.htm

Mas isso só vale para árvores cujo diâmetro do tronco não seja muito grande. Para as árvores de tronco muito grosso, os africanos vão simplesmente cavando buracos nele até formar uma "escada" para colocar mãos e pés, como mostrado na fotografia "Escalando baobá em Botswana", no Flickr:

http://www.flickr.com/photos/mishelk/1304935663/

Isso sem contar que grandes companhias que comercializam o fruto na Europa e nos Estados Unidos com certeza devem dispor de meios mais modernos para realizar a coleta.

Agora, se a bebida é extraída do fruto ou da casca ou raiz ou folhas, isso eu não sei; uma consulta ao site da Pepsi no Japão fala apenas que eles se "inspiraram" na árvore de baobá para fazer a bebida, mas não revela qual parte dela foi utilizada, se é que alguma realmente foi. Isso porque o refrigerante pode ser de um sabor inteiramente artificial, como foi o caso da Pepsi sabor feijão.

Related Posts with Thumbnails