Hina Matsuri IV - VIPs, anões da Branca de Neve bêbados e o enxoval

Continuando com nossa programação normal...

Os ministros

Depois dos músicos, chegou a vez dos nobres também darem o ar de sua graça nas plataformas. Eles são representados pelas figuras de dois ministros, da direita e da esquerda.

E isto pode parecer um pouco confuso, mas o ministro da direita é colocado à esquerda (do ponto de vista de quem está olhando de frente para eles), e o ministro da esquerda fica à direita...

Udaijin e Sadaijin. Foto:Info Japan


▪ Udaijin(右大臣) - O ministro da direita

Representado como um homem adulto, sem barba.

▪ Sadaijin(左大臣) - O ministro da esquerda

O lado esquerdo era considerado superior na antiga corte japonesa (vide explicação mais detalhada no meu segundo artigo sobre Hina Matsuri). Por isso, um homem mais velho e supostamente mais sábio era frequentemente escolhido para ocupar este importante cargo. Do mesmo modo, o boneco representando o sadaijin possui uma longa barba branca e é mais velho do que o boneco do udaijin.

Normalmente, ambos ministros trazem uma aljava às costas com algumas flechas, além de espadas atadas à cintura. Também podem segurar arcos ou algumas flechas.

Os três homens bêbados

A plataforma que contém esses bonecos é a mais divertida e informal de todo o conjunto. Nela, tanto podem ser representados membros da classe samurai num momento mais relaxado, quando esses guerreiros se entregavam à bebedeira ou, ainda, pessoas das camadas mais baixas do palácio: os serviçais.

De qualquer forma, são três figuras com os rostos mais expressivos dentre as hina ningyō, cujos nomes me lembram os anões da Branca de Neve... Da esquerda para direita, são eles:

1. O beberrão zangado (怒り上戸, okorijōgo);




2. O beberrão triste (泣き上戸, nakijōgo);



3. O beberrão risonho ou feliz (笑い上戸, waraijōgo).



As três fotos acima foram encontradas no weblog Kairi.


Mas parece que o padrão Zangado-Triste-Feliz não é algo muito rígido, pois há alguns arranjos que mostram uma ordem diferente, em que temos Triste-Zangado-Feliz, como mostrado na foto logo abaixo:

Foto: Kairi


Além disso, também não parece haver muito consenso em relação a quem carrega o quê. Os arranjos no estilo da região de Kansai (Quioto, Osaka, Kobe e arredores) mostram os três como serviçais que carregam objetos destinados a limpar os jardins, como um rastelo (熊手 kumade), uma pá para recolher o lixo (塵取り chiritori) e uma vassoura (箒 hōki).

Limpadores de jardim, o estilo da região de Kansai.
Foto: David Wiley. Encontrada no Flickr


Eu já vi o Zangado com a pá ou com o rastelo. O Triste normalmente segura a pá, mas também há arranjos em que ele estava segurando a vassoura ou até mesmo o rastelo...

Quando eles são representados como samurais, bem ao estilo de Edo (Tóquio), carregam objetos como guarda-chuvas e uma mesinha.

Samurais, o estilo preferido da região de Kantō
Foto: Ningyou Chain


Vamos detalhar os objetos:



Daikasa ou daigasa (台笠);







Kutsudai (沓台);







Tachigasa ou Tategasa (立笠 ou 立傘).




Por fim, há aqueles bonecos que não negam que são beberrões mesmo, deixando de lado os instrumentos de trabalho ou peças decorativas e munindo-se de sakazuki, aqueles vasilhames para beber saquê que mais se parecem com pires, e uma boa garrafa da bebida...

Esses aí só querem saber de encher a cara...
Foto: Ikasashi


O enxoval

Nas duas últimas plataformas (quando se trata de um conjunto de sete), são dispostos os móveis e malas da noiva (a imperatriz) e também os meios de transporte utilizados para carregar todas estas coisas.

Na penúltima plataforma, são colocados diversos itens, como os mostrados na foto abaixo. São eles, em sentido horário, começando pelo canto superior direito: mesa contendo um conjunto usado nas cerimônias de chá (台子 daisu); caixas (挟箱 hasamibako); embaixo delas, um baú para estocar quimonos (長持 nagamochi); caixa de costura (針箱 haribako); penteadeira (鏡台 kyōdai); estante (箪笥 tansu); e, no centro, dois braseiros (火鉢 hibachi).

Foto: Hinaningyou


Finalmente, na última plataforma, um palanquim (御駕籠 gokago), utilizado para transportar a noiva quando ela se aventurava fora do castelo; um carro de boi (牛車 gisha ou gyuusha), para levar bagagens pesadas; e, no meio deles, um gaveteiro enorme (重箱 jubako).

Palanquim.
Foto: Jnn. Encontrada no Commons.


Carro de boi. Foto: Plaza Rakuten


Gaveteiro.
Foto (detalhe): katorisi. Encontrada no Commons.


Agora, vamos às principais fontes de referência para a confecção deste artigo, todas em japonês:

Koboku;
Ningyou Chain;
Fuyusun.

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails