Hina Matsuri III - As servidoras de saquê e o quinteto



Foto (detalhe): katorisi


San-nin kanjo (三人官女)- As três damas da corte

Na plataforma imediatamente abaixo do casal imperial são colocadas três damas da corte para servir-lhes saquê.

Olhando da esquerda para a direita, podemos ver uma dama em pé, trazendo o que parece uma chaleira na mão direita que, na verdade, não passa de um porta-saquê chique, o chōshi (銚子). Esta dama é chamada de Kuwae no chōshi (加えの銚子).

No centro, há uma dama sentada, a Sanpou (三方), segurando uma mesinha com um espécie de pires em cima. Este "pires" é o sakazuki (盃), um dos tipos de recipientes utilizados para beber saquê.

Em alguns conjuntos de bonecas hina, o sakazuki e a mesinha sem pernas que essa dama carrega são substituídos por um arranjo de flores de ameixa, bambu e galhos de pinheiro, o Shōchikubai (松竹梅 lit. pinheiro, bambu, ameixa) em cima de uma mesinha de quatro pernas. Este conjunto (arranjo mais mesinha) tem o nome de shimadai (島台), e simboliza a ilha da juventude eterna. Neste local mítico existe o elixir da vida (em alguns relatos, o elixir é substituído por uma fruta especial) e, quem o beber (ou comer, no caso da fruta) terá vida eterna.

Apetrechos das San-nin kanjo


Uma curiosidade: a sanpou é a única mulher casada dentre as três damas da corte, fato evidenciado por ser a portadora do shimadai, ornamento típico de casamentos e por ter as sobrancelhas raspadas (pelo visto, somente as mulheres casadas de antigamente podiam raspar as sobrancelhas).

A dama sem sobrancelhas. Foto do blog Ishikawa Denki


Por último, à direita, está a terceira das damas, a Nagae no choushi (長柄の銚子). Ela também está em pé e segura um copo de cabo longo contendo saquê para servir ao casal imperial.

É interessante notar que os nomes Kuwae no chōshi, Sanpou e Nagae no choushi não são nomes próprios mas sim, nomes dos apetrechos carregados pelas damas.

Gonin bayashi (五人囃子), a orquestra imperial

O quinteto. Foto: Kyoto-Shimazu


Na plataforma abaixo das San-nin kanjo (na maioria dos casos, é a terceira plataforma contando de cima para baixo) estão dispostos cinco músicos cuja missão é entreter o casal imperial e os demais nobres.

Estes músicos são representados por rapazes jovens, e seus instrumentos são praticamente os mesmos utilizados em apresentações de teatro Nô.

Da esquerda para a direita, do ponto de vista de quem está de frente para a plataforma, são eles:


Tambor com baquetas (太鼓, Taiko), músico sentado;







Tambor de mão (大鼓, Ookawa ou Ootsuzumi), músico em pé;





Tambor de mão pequeno, colocado sobre o ombro (小鼓, Kokawa ou Kotsuzumi), músico em pé;





Flauta (笛, Fue) ou Flauta transversal (横笛, Yokobue), músico sentado;





Cantor (謡い方, Utaikata), sentado, segurando um leque na mão direita.



Nota: Os desenhos dos músicos acima (com exceção do cantor) foram feitos por Toto-tarou (Wikipédia). O desenho do cantor é do Studio Web.

Fontes de referência e lugares para se ver mais fotos:

Koboku (em japonês)
Chotto Maniac (japonês)
Kairi (japonês)
Info Japan (inglês)

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails