O forno do inferno - Kamado Jigoku


A foto acima mostra o demônio-símbolo do local, Aka Oni (demônio vermelho), segurando na mão direita um chamoji (colher para pegar arroz) que traz escrita a palavra Kamado e na esquerda um porrete cheio de espinhos que, suponho, seja pra evitar que lhe roubem a comida...

Kamado é um tipo de ânfora ou vaso de cerâmica que era utilizado como forno pelos antigos japoneses. Eles cavavam um buraco na terra, colocavam carvões em brasa ou pedras aquecidas embaixo e depois baixavam o vaso para cozinhar. Depois, esse forno primitivo evoluiu e ganhou um aspecto mais parecido com o de um fogão a lenha.

E o jigoku leva esse nome justamente porque o povo da região costumava cozinhar arroz utilizando o vapor quente que emana das pedras de lá.

Água a mais de 100 graus


De todos os infernos que visitamos, o de Kamado foi que apresentou a maior variedade de fontes. Lagos de águas azulíssimas, como no Umi Jigoku, montanhas de lama borbulhantes, águas medicinais, tinha de tudo um pouco para os fãs de águas calientes.

Boca do fumo


Estão vendo esse buraco de onde sai vapor? Fica logo abaixo da estátua do Aka oni, e na plaquinha ao lado está dizendo que se você colocar um cigarro aceso ou riscar um fósforo na frente do vapor que sai dele e soprar com força, por alguns momentos a quantidade de vapor vai aumentar algumas dezenas(!) de vezes. Infelizmente, como anti-tabagistas convictos que somos, não dispúnhamos de nenhum dos aparatos acima mencionados para fazer essa experiência.

Onsen de pé


Para quem pensava que os jigokus só possuem águas com temperaturas proibitivas, há também algumas onsen, ou fontes com temperatura mais amena, abaixo dos 50oC. Essa daí é exclusiva para os pés, esses nossos instrumentos locomotores de que tanto abusamos nesta viagem.

Notaram a bandeira coreana do lado esquerdo? Pois é, o local parece fazer muito sucesso entre esses vizinhos asiáticos, pois vimos placas escritas em hangul pra todo lado.

Águas medicinais


Problemas de garganta ou pele? Nada como um vaporzinho medicinal pra acabar de vez com esses incômodos. Também há uma nomu onsen, ou onsen para beber, com efeitos supostamente benéficos para o corpo todo. O problema é que dizem que você tem de beber essa água todos os dias, ou seja, são ¥400 (uns 9 reais) saindo do seu bolso a cada 24 horas só pra entrar nesse jigoku...

2 japanetários:

Lu disse...

Tô encantada com o azul das águas... nunca vi nada igual...

Rika disse...

É o dióxido de silício (SiO2) o responsável por essa belezura de cor.

Eu também fiquei encantada...

Related Posts with Thumbnails