Sabores estranhos de sorvete III

Algum de vocês, corajosas criaturas com estômago de ferro, gostaria de saborear um sorvete de jiló ou algo de sabor semelhante? Sim? Então, a resposta para suas preces já pode ser atendida, se você fizer o favor de prestar uma visita a Ohatendori, uma rua comercial em Osaka...

O sorvete não é de jiló; na verdade, o troço chama-se goya (lê-se como "gôia"), mas o sabor é tão amargo quanto o do fruto do jiloeiro.



Não sei quem foi o desvairado(a) que pensou em inventar essa "iguaria", mas deve ter sido algum foragido de Okinawa, onde essa cucurbitácea é cultivada e amplamente consumida (como eles conseguem?).

Aliás, isto me fez lembrar de uma de minhas viagens para aquele aprazível e paradisíaco arquipélago no extremo sul do Japão.

Visitando Naha, a capital da província de Okinawa, e querendo me entrosar mais com a gastronomia e cultura locais, acabei entrando num restaurante fast-food que se anunciava como o único do país a se especializar em produtos feitos a partir de goya.

Como eu nunca tinha ouvido falar na coisa nem conhecia seu sabor (eu era feliz e não sabia!), fiquei curiosa e desejei (ai de mim!) experimentar alguns dos lanches de lá. Pedi um combo que consistia em: hambúrguer de goya, suco de goya e goya rings, ou seja, uma overdose desse legume (?) pra ninguém botar defeito!



Devo admitir que o hambúrguer até que era comestível. Não era feito de carne, mas de uma mistura de hambúrguer de soja com omelete e a tal da goya. Acho que o amargor foi meio que "diluído" pelos outros ingredientes e deu pra comer até o fim numa boa. Os goya rings também não foram impossíveis de encarar, por causa desse meu hábito nada saudável de adorar frituras. Mas o suco... Meus amigos, bastou um gole para que meus olhos saltassem das órbitas e eu praticamente cuspisse a bebida na cara do infeliz que me acompanhava! O horror! O horror!!!

Por isso, espero que vocês compreendam, mas quando eu vi aquele cartaz em Ohatendori anunciando sorvete de goya pra vender, não tive ânimo, coragem e estômago suficientes pra experimentar a coisa. Não pude fazê-lo pelo bem da ciência, muito menos do meu estômago e, além de tudo, a sobremesa era cara, sendo vendida por absurdos 450 ienes! Pra vocês terem uma idéia, um sorvete da Häagen-Dazs, zilhões de vezes mais gostoso do que essa monstruosidade, custa por volta de 250 ienes...

2 japanetários:

Anônimo disse...

UHusauashu
Imagino a cena. O suco dentro da boca, sem conseguir engolir, não podia voltar ao copo... nossa!!!! Que situação amiga!!!
ushuahsaushu
Abraço

Rika disse...

É...Causei o maior escândalo dentro do restaurante!

E a situação só não foi pior porque por aqui os garçons e garçonetes sempre servem um copo d'água antes da refeição chegar, e foi o que me salvou depois de ter ingerido aquela concocção diabólica!

Depois dessa, admito que minha "curiosidade gastronômica" ficou reduzida a quase zero nesta terra de gostos estranhos...

Related Posts with Thumbnails