Uma coisa leva a outra

Ramune de Kobe


Querendo escrever sobre Ramune, não quis me limitar a simplesmente mostrar fotos da garrafa; queria ir mais a fundo e mostrar a história por trás dela.

Então, resolvi fazer pesquisa naquele lugar em que 99,9% das pessoas com internet decidem procurar, ainda que esteja mais do que provado que as informações lá contidas não sejam confiáveis: a WIKIPÉDIA.

Encontrar o verbete Ramune eu encontrei, mas não na Wikipédia em português. Além disso, uma rápida comparação entre os artigos escritos em inglês e japonês me mostrou que as informações estavam longe de serem completas e, além disso, eram conflitantes entre si!

Fiquei pensando no monte de gente que lê aquele artigo em inglês (língua muito mais universal do que o insular japonês) e é levado a acreditar em informações errôneas e pior, passam esse erro adiante em blogs e outros meios como eu tive a oportunidade de verificar fazendo uma pesquisa rápida sobre o tema.

Cuidado para não se alienar demais ou passar por palhaço por confiar na Wikipédia!

Como o refrigerante é exclusivamente japonês, é um pouco óbvio que as informações mais corretas estejam nesta língua. Fuça daqui, fuça dali, e eu acabo descobrindo coisas muito além do que nos ensina essa inculta Wikipédia...

Daí me baixou um "santo" que me pediu encarecidamente que tivesse dó dos milhões de falantes de língua portuguesa sedentos (desculpem o trocadilho) por saber mais sobre essa bebida mas que não dispõem de conhecimentos linguísticos suficientes da língua dos samurais para irem beber (Ah, pra quê negar? Eu adoro trocadilhos! :) nas fontes principais do saber ramuneístico...

Resolvi botar a mão na massa e escrever eu mesma um artigo sobre Ramune na Wikipédia lusófona. O resultado, meus amigos, está aqui.

E a coisa não parou por aí: entusiasmada por ter publicado algo escrito por mim em uma enciclopédia consultada por zilhões de pessoas e com vontade de contribuir para a difusão de conhecimento entre os falantes da língua portuguesa (essa última flor do Lácio...), acabei me metendo a criar mais artigos e estou, agora, escrevendo mais ou menos regularmente por lá.

E tudo começou por causa desse meu bloguezinho...

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails