Vidros coloridos são uma das (muitas) marcas registradas de Okinawa, que possui uma cultura e línguas distintas do restante do Japão. Isso porque o arquipélago, até meados do século XIX, era um reino independente (embora prestasse tributo à China desde o séc. XIV e também ao Japão a partir do séc. XVII) chamado de Ryūkyū (em japonês), Liuqiu (em mandarim) ou reino de Léquias (em antigos relatos portugueses do séc. XVI).
A indústria do vidro começou no período Meiji (1868-1912), mas o atual estilo colorido foi criado durante a ocupação americana (Okinawa só foi devolvida ao Japão em 1972), a partir de garrafas de cerveja e refrigerantes descartados pelos soldados nas bases militares instaladas pelos Estados Unidos em quase toda a ilha.
Hoje, esses vidros se tornaram famosos no Japão inteiro (e até mesmo fora dele) e são conhecidos como "Ryūkyū glass" (琉球ガラス Ryūkyū garasu).
Eis aqui alguns exemplares de vidraria encontrados no Okinawa World em Naha, capital da província:
Okinawa - A terra dos vidros coloridos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 japanetários:
seu blog até é legalzinho mas segue muito na velha mania dos brasileiros que moram fora que é de zuar e criticar as coisas do Japão e por isso seu blog não "pegou".
muita coisa no seu blog vc posta de maneira bem depreciativa e por isso nem dá gosto de visitar,desculpa ai o comentário sincero,tá?
Parabéns pelo Blog, as diferenças de cultura são fantásticas, tantas diferenças a descobrir...
Gostaria de saber a possibilidade de conseguir uma Placa de carro para decorar a minha oficina.
Abrs
Flávio
Postar um comentário