Um ano de Japanisitices

Centenas de fogos de artifício no verão


9 de abril de 2009. Esse foi o dia em que publiquei meu primeiro artigo para este blog.

Começou quase como uma brincadeira, um jeito de passar o tempo enquanto não vinha inspiração para continuar escrevendo meus contos.

O meio de transporte símbolo da nação tecnológica: Shinkansen

Mas, aos poucos, o passatempo foi crescendo, crescendo, e o que era para durar apenas até que a musa da escrita voltasse a me visitar acabou se tornando outra fonte de inspiração (além de me ajudar a continuar estudando japonês)e, agora, atingiu a gloriosa marca dos 12 meses.

Réplica em plástico e tamanho reduzido da armadura utilizada por Tokugawa Ieyasu

O nome do blog, Japanisitices, foi formado a partir de "Japan" e, óbvio para os falantes de língua portuguesa, "esquisitices", porque inicialmente eu havia planejado apenas mostrar o lado cômico e esdrúxulo de algumas coisas aqui do arquipélago.

Kinkakuji, principal atração turística de Quioto

No entanto, percebi que mostrar apenas o lado "esquisito" desse povo que tem uma história antiga, uma cultura riquíssima e um modo de vida diferente do nosso seria uma tremenda de uma injustiça.

Sumô, ainda considerado esporte nacional, apesar da queda de popularidade para o beisebol e outros esportes

Assim, apesar de o nome "Japanisitices" ainda permanecer, me proponho a não somente mostrar o lado engraçado, estranho e, por vezes, ridículo de algumas coisas que ocorrem por aqui, mas também compartilhar algumas das inúmeras experiências que tive nestes dez anos como antípoda do Brasil.

Origami, a arte da dobradura

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails