O nascimento de um gigante

Em agosto do ano passado não publiquei nenhum artigo para o Japanisitices (caso típico: vida real interferindo na minha vida virtual...). Por conta disso, deixei passar em branco um dos eventos mais interessantes ocorridos naquele mês: a construção de uma estátua de 18 metros do Tetsujin 28-go, personagem criado por Yokoyama Mitsuteru* em 1956.

O Projeto Tetsujin surgiu no início de 2006 na cidade de Kobe, quando a prefeitura estava em busca de ideias para revitalizar economicamente o distrito de Nagata, um dos lugares da cidade que foi mais afetado em 1995 pelo Grande Terremoto Hanshin (região que engloba as cidades de Kobe e Osaka). Algum fã de quadrinhos deve ter se lembrado de que Yokoyama Mitsuteru nascera no local e sugeriu que o robô gigante criado pelo quadrinhista seria um ótimo símbolo para representar essa revitalização.



Ideia aprovada, os membros da recém-formada comissão do projeto entraram em contato com a Hikari Productions, detentora dos direitos autorais da obra do senhor Yokoyama e começaram as negociações para a utilização de trabalhos variados do autor, em especial o robô Tetsujin 28-go (lit.: Homem de Ferro número 28) e os personagens da saga Sangokushi.

Pôster gigante do Tetsujin colocado na estação de metrô de Shin Nagata


Por causa da fama que mangás e animês (manga e anime, para os mais puristas) adquiriram no exterior, a construção de uma estátua de 18 metros de um personagem de quadrinhos no meio de uma praça deixou de ser delírio de um bando de otakus para se tornar um projeto concreto, embasado na esperança de atrair muitos turistas e, obviamente, mais dinheiro.

Cartão de trem e metrô com a figura do robô narigudo em atitude ameaçadora


Financiado em sua maioria pela iniciativa privada (o custo total foi de aprox. 135 milhões de ienes, dos quais 45 milhões foram bancados pela prefeitura), o projeto enfrentou uma série de atrasos, acabando por ser inaugurado oficialmente apenas no dia 4 de outubro (a data prevista era no final de agosto).

Inauguração da estátua na Praça Wakamatsu, distrito de Nagata, Kobe


* Nessas alturas do campeonato, existe alguém que ainda não saiba que eu sigo a ordem japonesa para nomes de pessoas, ou seja, primeiro sobrenome, depois o nome?

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails