Hatsumode

As fotos abaixo foram tiradas em janeiro de 2004 e ilustram minha experiência em fazer um Hatsumode, a primeira visita no ano novo a um santuário xintoísta (embora alguns japoneses também optem por ir a um templo budista). Esta visita é normalmente feita durante os três primeiros dias de janeiro, feriados no Japão.

O local escolhido não poderia ter sido mais grandioso: o santuário de Ise (伊勢神宮 Ise Jingū), situado na cidade de mesmo nome na província de Mie.


View Larger Map

Quem quiser se aventurar a fazer um hatsumode, aconselho sinceramente a procurar um lugar mais sossegado, um daqueles santuários ou templos mais simplesinhos e fora das rotas turísticas. E não ir visitá-lo no primeiro dia do ano. A não ser que seja uma pessoa masoquista e muito, mas muito demófila. Para saber o porquê dessas precauções, basta dar uma olhadinha nestas fotos:

Mar de gente no caminho pro santuário de Ise


Depois de muita espera e vagarosos passos de formiga, finalmente consegui entrar junto com mais outras zilhentas pessoas.


Ainda mergulhada no meio do povaréu, apertei os olhos (e lasquei o zoom da câmera) para avistar o torii que marca o acesso ao santuário. Na foto, ele se encontra bem camuflado pois, em vez de ser pintado de vermelho, como a maioria dos torii que eu conheço, está em seu estado natural, ou seja, trata-se de um imenso tronco de cipreste polido. Isso o torna muito fácil de confundir com os outros troncos de árvores da região, mas com um pouco de fé acho que dá pra distingui-lo aí no canto superior esquerdo...

Esse ponto é o máximo até onde se pode chegar, pois o interior do santuário é território proibido a todos nós, reles mortais. Somente membros da família imperial têm o privilégio de saber o que se encontra do lado de dentro daquelas paredes de madeira. Até mesmo a grande sacerdotisa responsável pelo lugar tem de ser proveniente de um dos ramos dessa família. Isso porque Ise Jingu é o santuário dedicado a Amaterasu, deusa do sol, uma das divindades mais importantes do arquipélago e suposta ancestral do imperador.

Além disso, o local abriga um dos três Tesouros Sagrados do Japão, o Yata no Kagami (八咫鏡, literalmente, "espelho de oito mãos", possivelmente uma referência à largura do objeto). De acordo com a mitologia japonesa, foi este o espelho utilizado pelos deuses para ajudar a atrair e tirar a deusa do sol da caverna onde havia se escondido, chateada pelas ações de seu irmão Susanoo (deus do mar e das tormentas).

Quem quiser saber mais pode visitar a página oficial do santuário, em inglês, bastando clicar aqui.

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails