Sabores estranhos de sorvete V

Fãs de Allium cepa, tremei com gosto! Chegou a hora de apresentar este sorvete de cor duvidosa cujo preparo pode levar muita gente às lágrimas...



O lugar onde ele pode ser encontrado é na ilha de Awaji (Awajishima 淡路島), na província de Hyōgo, entre as ilhas maiores de Honshū e Shikoku. Lá fica o paraíso dos amantes de cebola, pois as plantações desta aliácea se encontram por todo caminho e é possivel adquirir quilos e mais quilos por preços razoáveis.



O local específico onde entrei em contato com a cebolada e o sorvete esdrúxulo tem o curioso e comprido nome de "Parque-Fazenda da Colina da Inglaterra em Awajishima" (淡路島ファームパーク イングランドの丘 Awajishima faamu paaku Ingurando no oka).

Cebolas, cebolas


Nesse parque-fazenda tinha um monte de atrações, como um pequeno museu contando a história da ilha de Awaji [1], belos jardins de rosas e outras flores espalhadas em volta, estufas mostrando exemplares de vegetação de diversos ecossistemas (deserto, floresta tropical etc.), um mini-zoológico, parques de diversões para as crianças e criações de vários animais de fazenda, com uma área onde crianças e adultos podiam tocar alguns deles (coelhos e cavalos, principalmente).

Campo de cebolas em Awajishima


Mas vamos à análise do sorvete: Nas primeiras lambidas, sente-se o sabor inconfundível da cebola, não crua, mas aquela que se frita no óleo até ficar bem douradinha. A única diferença é que o sabor é adocicado. No começo, achei uma delícia mas, à medida em que ia acabando com o sorvete, o gosto passou a ficar meio enjoativo. Tanto que quase não aguento chegar até o fim do dito cujo, além de sair correndo pelo parque na busca frenética de um bom copo d'água. Resumo da ópera: o sorvete é bom, se for dividido a dois (ou três, ou quatro...). Para ser ingerido versão solo, é enjoativo.

[1] Há uma exposição bem interessante: um domo transparente contendo figuras tridimensionais dos deuses Izanami e Izanagi em cima de uma nuvem que paira sobre o oceano do caos. Eles seguram uma lança (ou alabarda) divina e, com ela, vão mexendo o "cozido" caótico para criarem os primeiros pedaços de terra firme no mundo (que, é lógico, começou com o Japão...). E a ilha de Awaji foi a primeira das oito ilhas criadas por esse casal divino. Por isso, é comum encontrar por lá slogans do tipo "O Japão começou aqui". E isto porque eles estão sendo "modestos"; afinal, se o Japão foi o primeiro país criado no mundo e Awaji foi a primeira das ilhas do arquipélago a aparecer, se quisessem se gabar de verdade, diriam: "O mundo começou aqui"...

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails