Pedido atendido com muito atraso

No meu último artigo publicado em julho, antes desse looongo período de paralisação forçada do blog, eu perguntei pro povo se alguém gostaria de que eu tirasse fotos de algum personagem esquecido, esdrúxulo ou raro por aqui.

A Jacke me pediu fotos do Cat Bus, Neko Bus ou Neko Basu, como se fala por aqui (como é que se fala aí no Brasil? Gato-ônibus?).

Pois aqui estão elas, embora não sejam tantas quantas eu gostaria de ter tirado, e algumas delas foram "chupinhadas" de outros blogs (mas tudo com os devidos créditos, moçada!):

Fotos tiradas por mim na loja Donguri de Osaka.





Foto de um porta-lenços de papel retirada de um site de vendas. Eu tinha tirado uma foto desse gato de 12 patas lá na loja, mas saiu tão ruim que resolvi botar esta no lugar.




Depois que tirei essas fotos, fiquei pensando que era bem capaz de alguém ter tido a idéia de fazer um ônibus-gato de verdade...Como eu nunca vi um por estas bandas, resolvi pesquisar na net e me surpreendi com o número de gatos motorizados que encontrei! Aqui está uma pequena amostra:

Fotos retiradas do blog Before After (ビフォーアフター)





Foto retirada do diário-revista de uma companhia de produtos de aço inoxidável(!), Hayashi Stainless



Pra terminar, um link para uma galeria de fotos do gatão:

Bake Neko Bus Stop

6 japanetários:

Anônimo disse...

Que bom que vc está de volta!!!!!!!!!!! Finalmente em?

Adorei as fotos do Cat Bus, pelo menos é assim que o chamamos aqui em casa.
Obrigada por não ter se esquecido do meu pedido.
Bjão e mãos a obra no blog agora que está de volta.
Abraço

Rika disse...

Obrigada pelo incentivo e pelas boas-vindas, Jacke!

E que bom que tenha gostado dessas fotos, ainda que as minhas sejam tão meia-boca...

Assim que tiver uma oportunidade, vou ver se visito novamente a Donguri e tiro umas fotos mais decentes, não só do Cat Bus como do Totoro, da Kiki, da Sam etc.etc.

Um grande abraço pra você também, e obrigada por continuar acompanhando e comentando no meu blog (vc é a única que faz isso, sabia?).

Unknown disse...

Oi FlorMineira...do Oriente...adorei seu blog de esquisitises japonesas...para quem foi concebida próxima ao campo de pouso dos OVNIs, vc veio parar no lugar certo, né. Ainda não assisti mas o desenho do Totoro tem a Mei-Chan. Não foi de lá que tirei esse nome mas vou fazer um pedido singelo, gostaria que vc investigasse o significado do nome próprio Mei. Afinal é o da sua sobrinha Meibrasileira, Meijaponesa. e sei que vc é apaixonada por semântica, semiótica, onomástica etcetcetc Bjokkks
PS qto ao personagem, tem um robô gigante que eu achava um gato ciborguiano, nem me lembro o nome mas tinha uma cabeleira branca com franjinha...porps...isso é da época do onça...

Rika disse...

Dona Edna! Seja muito bem-vinda a este meu blog!

Hum...O significado do nome Mei? Vejamos: o nome da Mei do desenho do Totoro eu sempre vi escrito em hiragana e não em Kanji, então não saberia te dizer o que o nome dela quer dizer.

Experimentei digitar "Mei" no Word em japonês e recebi como resposta nada menos que 12 kanjis diferentes! Tenho que dar uma verificada na minha lista de Jinmei-you kanji, ou seja, aqueles 284 kanjis oficiais que são utilizados para a confecção de nomes próprios. O processo de escolher um nome para uma criança aqui no Japão é meio complicado (acho q isso até valeria um artigo aqui no meu blog. Vou pensar no caso). Mas vou investigar, vou investigar...

Quanto a esse robô que você mencionou, eu quase boto a minha mão no fogo que ele foi criado por ninguém mais, ninguém menos que o grande Osamu Tezuka.

Não me lembro o nome dele, mas era um robô grandão, de corpo dourado, com uma cabeleira branca com franjinha e um par de antenas saindo do meio da cachola dele, não? Se for esse, eu acho q devo ter uma foto dele aqui em algum lugar, da época q fui visitar um dos museus do Osamu Tezuka em Quioto (o outro museu dele fica em Takarazuka). Vou caçar essa foto e já te dou um retorno em breve, espero.

Lu disse...

QUE FOFO ESSE "GATO BUS"!!!Nem sabia q existia... Acho q ñ é da minha época... rsrsrs

Rika disse...

Oi, Lu! O desenho do Totoro é de 1988. Isso significa que ele já é maior de idade, com 21 aninhos.

Mas esse gato-ônibus permaneceu como um símbolo do poder da imaginação na cabeça de muita gente, incluindo a minha. Sem falar que eu adoro gatos de verdade (os de quatro patas, embora a versão de duas tb não me caia mal)...

Related Posts with Thumbnails